ATENDIMENTO
COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO
A Pandorga trabalha pelo desenvolvimento e socialização de crianças, adolescentes e jovens adultos com autismo e psicose graves. Nosso objetivo enquanto instituição é contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas com atendidas e de suas famílias e possibilitar que saiam da reclusão de suas casas, proporcionando um ambiente de acolhida, respeito, amor e convivência.
O sistema de atendimento funciona em regime de convivência diária, acolhendo as pessoas ao longo de um turno durante todos os dias da semana. Nesse processo, estimulamos que aprendam:
-
a viver em sociedade;
-
a manejar a vida do modo mais autônomo possível;
-
a libertar-se, na medida do possível, de hábitos ou obsessões que obstaculizem sua vida em sociedade;
-
a trabalhar individualmente e em pequenos grupos, desenvolvendo capacidades cognitivas, coordenação motora, criatividade e iniciativa, disciplina, respeito e consideração pelos colegas;
-
a servir-se à mesa e alimentar-se, vestir-se, aprimorar a higiene pessoal e cultivar outros hábitos necessários à socialização;
-
a usufruir a comunhão com os demais através de atividades de lazer como dança e música, salão de beleza, passeios, recreação, entre outros;
-
assimilar e exercitar limites, rotina e disciplina.
ESTRUTURA
Realizamos nosso trabalho em dois centros de convivência, onde as pessoas são atendidas em regime de meio turno. As estruturas desses centros foram construídas especialmente para abrigar a Pandorga, o que significa que todos ambientes foram pensados, desde a construção, para possibilitar acessibilidade, conforto e aconchego às pessoas atendidas.
PANDORGA CRIANÇA
recebe diariamente 12 crianças de 4 a 12 anos
CASA DA PANDORGA
recebe diariamente 28 adolescentes e jovens adultos a partir dos 13 anos de idade

APOIO ÀS FAMÍLIAS
Acreditamos que o cuidado à pessoa com autismo - criança, adolescente ou jovem -, a curto, médio e longo prazo, está alicerçado na família. Por isso, é necessário empoderá-la.
SERVIÇOS DE CONSULTORIA
Desde sua fundação, a Pandorga também presta serviços de consultoria a familiares externos, entidades públicas e privadas, profissionais do ensino e da saúde, instituições de ensino e estudantes de graduação e pós-graduação que busquem obter informação teórica e prática sobre o autismo.
Esses serviços são prestados de forma gratuita pela coordenadora geral da Pandorga, por telefone, recebimento nas casas da Pandorga, palestras e visitas externas a grupos e entidades.
Para agendar, entre em contato por e-mail!