SOBRE NÓS

A Associação Pandorga é uma ONG fundada em 1995 que atua com atendimento a jovens e crianças com autismo e psicose graves em São Leopoldo - RS.  A associação hoje abriga dois centros de convivência: Pandorga Criança - atendimento para crianças dos 3 aos 12 anos - e Casa da Pandorga - atendimento para jovens a partir dos 13 anos. 

CONTATO

(51) 3588.7799

 

Rua Pedro Peres, 141, Bairro Rio Branco - São Leopoldo/RS
 

apandorga@terra.com.br

ATENDIMENTO

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO

A Pandorga trabalha pelo desenvolvimento e socialização de crianças, adolescentes e jovens adultos com autismo e psicose graves. Nosso objetivo enquanto instituição é contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas com atendidas e de suas famílias e possibilitar que saiam da reclusão de suas casas, proporcionando um ambiente de acolhida, respeito, amor e convivência.

O sistema de atendimento funciona em regime de convivência diária, acolhendo as pessoas ao longo de um turno durante todos os dias da semana. Nesse processo, estimulamos que aprendam:

  • a viver em sociedade;

  • a manejar a vida do modo mais autônomo possível;

  • a libertar-se, na medida do possível, de hábitos ou obsessões que obstaculizem sua vida em sociedade;

  • a trabalhar individualmente e em pequenos grupos, desenvolvendo capacidades cognitivas, coordenação motora, criatividade e iniciativa, disciplina, respeito e consideração pelos colegas;

  • a servir-se à mesa e alimentar-se, vestir-se, aprimorar a higiene pessoal e cultivar outros hábitos necessários à socialização;

  • a usufruir a comunhão com os demais através de atividades de lazer como dança e música, salão de beleza, passeios, recreação, entre outros;

  • assimilar e exercitar limites, rotina e disciplina.
     

ESTRUTURA

Realizamos nosso trabalho em dois centros de convivência, onde as pessoas são atendidas em regime de meio turno. As estruturas desses centros foram construídas especialmente para abrigar a Pandorga, o que significa que todos ambientes foram pensados, desde a construção, para possibilitar acessibilidade, conforto e aconchego às pessoas atendidas.

PANDORGA CRIANÇA

recebe diariamente 12 crianças de 4 a 12 anos

CASA DA PANDORGA

recebe diariamente 28 adolescentes e jovens adultos a partir dos 13 anos de idade

APOIO ÀS FAMÍLIAS

Acreditamos que o cuidado à pessoa com autismo - criança, adolescente ou jovem -, a curto, médio e longo prazo, está alicerçado na família. Por isso, é necessário empoderá-la.

SERVIÇOS DE CONSULTORIA

Desde sua fundação, a Pandorga também presta serviços de consultoria a familiares externos, entidades públicas e privadas, profissionais do ensino e da saúde, instituições de ensino e estudantes de graduação e pós-graduação que busquem obter informação teórica e prática sobre o autismo.

Esses serviços são prestados de forma gratuita pela coordenadora geral da Pandorga, por telefone, recebimento nas casas da Pandorga, palestras e visitas externas a grupos e entidades.

Para agendar, entre em contato por e-mail!

casadapandorga