SOBRE NÓS

A Associação Pandorga é uma ONG fundada em 1995 que atua com atendimento a jovens e crianças com autismo e psicose graves em São Leopoldo - RS.  A associação hoje abriga dois centros de convivência: Pandorga Criança - atendimento para crianças dos 3 aos 12 anos - e Casa da Pandorga - atendimento para jovens a partir dos 13 anos. 

CONTATO

(51) 3588.7799

 

Rua Pedro Peres, 141, Bairro Rio Branco - São Leopoldo/RS
 

apandorga@terra.com.br

QUEM SOMOS

A Associação Pandorga é uma ONG fundada em 1995 que atende jovens e crianças com autismo e psicose graves em São Leopoldo - RS.  A Associação hoje abriga dois centros de convivência: Pandorga Criança - atendimento para crianças dos 3 aos 12 anos - e Casa da Pandorga - atendimento para jovens a partir dos 13 anos.  Nosso trabalho compreende quatro dimensões:

CONHECIMENTO TEÓRICO

Atuamos com entendimento dos aspectos neurológicos, psiquiátricos e psicológicos do fenômeno do autismo; fundamentos e práticas da educação especial; compreensão sobre a relação entre a pessoa com autismo grave e sua família;  conhecimento da legislação e direitos.

Buscamos proporcionar para as pessoas atendidas, de maneira sistemática e organizada, o maior grau possível de independência, socialização e qualidade de vida. Contamos com profissionais capacitados e atendimento de convivência diária .

Proporcionamos apoio às famílias de diversas maneiras: aliviando sua carga diária, repassando informações e orientando sobre práticas adequadas de educação e cuidados com pessoa com autismo, proporcionando espaço para a partilha de experiências e preocupações; contribuindo para que readquiram ou firmem sua autoestima; apoiando-as na busca de seus direitos de cidadania.

DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO

Desde 2008, com a criação da Pandorga Formação, buscamos disseminar nosso conhecimento para que mais pessoas tenham acesso a capacitação para lidar com pessoas com autismo. Através de cursos, seminários, oficinas, publicações e serviços de consultoria, atingimos mais alcance e garantimos que as pessoas com autismo tenham melhor qualidade de vida nos lugares em que convivem. 

NOSSA HISTÓRIA

1999

Criação da Associação Mantenedora Pandorga

2005

Inauguração do prédio que hoje abriga a Casa da Pandorga

2015

Inauguração do prédio que abriga o segundo centro de convivência: Pandorga Criança

2020

Lançamento dos cursos internacionais

1995

Criação da instituição

2003

Aquisição do terreno para primeiro centro de convivência

2008

Criação do Pandorga Formação e início dos cursos presenciais

2018

Pandorga Formação passa a oferecer cursos online

A instituição tem sua origem em outubro de 1995 (na época ainda conhecida como Escola da Pandorga), quando sua fundadora, com o auxílio de uma educadora auxiliar, acolheu 2 crianças autistas em dependências anexas de sua própria casa. O lugar foi tomando a forma de um centro de convivência. À medida que se tornava conhecida,  o número de pedidos por uma vaga ia aumentando. 

No ano de 1999, foi criada a Associação Mantenedora Pandorga, uma associação civil de caráter beneficente, filantrópica e sem fins lucrativos, que conta atualmente com cerca de 110 membros contribuintes.

Com o tempo, as dependências do centro de convivência disponibilizadas pela família hospedeira tornaram-se insuficientes para atender a crescente demanda por vagas. Além do aumento da procura, as pessoas que chegaram à Pandorga ainda crianças, cresceram e tornaram-se adolescentes e adultos, necessitando de um lugar mais adequado às suas condições. 

Com a colaboração de uma rede de benfeitores, a Associação conseguiu adquirir, em abril de 2003, um terreno adequado para construir um novo centro de convivência. Com o auxílio de diversas entidades, a Pandorga pôde reunir os fundos financeiros necessários para realizar a obra. O novo centro de convivência, com 380 m² de área construída, foi inaugurado em junho de 2005 e abriga a Casa da Pandorga.

Em 2014 começou a ser construído o prédio com as novas dependências da Pandorga Criança, podendo sair da residência da família e sendo inaugurada em meados de 2015

CONSELHO DIRETOR

Presidente - Claudia Moser

Vice-presidente - Fernando de Morais Garcez

1ª secretária - Marilene Loss Bobsin

2ª secretária - Nair Lory Klein Nyland

1º tesoureiro - Michel Dawrah

2º tesoureiro - Jair João Reginato

ÓRGÃOS DIRETIVOS DA PANDORGA

Titulares - Henry Cesar Seibert, Harald Malschitzky e Ademir Schmidt

Suplentes - Sergio Mario Arsand Filho e Sara Carpena Ferrarini Veit

Titulares - Terezinha Fátima Zílio e Alexandra Maria de Oliveira

Suplentes - João Batista Mandelli e Manise Madalena Bergamo

CONSELHO FISCAL
COMISSÃO DE FAMILIARES